Blog Coagrosol

Cooperativa é segurança para o produtor

escrito em 4 de abril de 2019

Blog Coagrosol

Valdenir Semensato, 52, é um dos fundadores da Coagrosol e depois de 19 anos atuando em cooperativa tem a certeza de que foi a melhor decisão que já tomou.


“Nós passamos por um momento muito difícil na citricultura e vimos na cooperativa um meio de sobreviver. Hoje sei que era o único meio, sou cooperado desde o início e lá tenho a segurança de que meu produto vai ser absorvido”, diz Valdenir, que complementa; “o produtor individual fica à mercê de muitas variações e é descartado com facilidade”.


Essa segurança fez com que ele investisse no Projeto de Plantio de Mudas e incentivado pela cooperativa está plantando mais de 15 mil mudas de laranja.

“Eu não estava com coragem de plantar laranja, mas com o incentivo da cooperativa eu resolvi expandir”, diz o cooperado que também opera no sistema Fairtrade e conta com toda assistência advinda do prêmio do Comércio Justo. “Sou muito satisfeito em operar nesse modelo, pois tenho assistência técnica que favorece muito a minha produção e a certeza que vou vender meu produto a um preço justo”.


A segurança em investir na formação de um novo pomar também se dá pela fase de expansão da cooperativa. “Para quem começou tão pequena à indústria própria é muita evolução. Pra mim representa trabalho bem feito, estruturado e sou muito orgulhoso em fazer parte disso”, ressalta Valdenir, que hoje trabalha com seu cunhado, tem três filhos, um deles muito presente no campo, seguindo sua linha sucessória.