Blog Coagrosol

COAGROSOL participa de Intercâmbio Técnico no Rio Grande do Sul

escrito em 19 de junho de 2023

Blog Coagrosol

Com a finalidade de promover o conhecimento na prática por meio de visitas técnicas, contato com lideranças e especialistas de cooperativas agropecuárias, a COAGROSOL junto com representantes de 18 Cooperativas Agropecuárias do Estado de São Paulo, conheceu de perto a pujança do Cooperativismo gaúcho entre os dias 15 e 19 de maio de 2023. Foram visitadas instituições de apoio ao agronegócio com foco em temas como agregação de valor, governança, ESG, intercooperação e organização do quadro social, tudo através do Sistema OCESP.

Em todas as cooperativas visitadas, é nítida a cultura diferenciada do gaúcho, que corre nas veias o sangue do cooperativismo, vencendo gerações. A geografia que condensa grande número de pequenas propriedades faz com que os produtores se unam para ganhar força, voz e lucratividade.




Intercooperação é levada a sério, exemplo a criação do GRUPO CCGL – Cooperativa Central Gaúcha Ltda, unidade de laticínios que engloba:  um centro de pesquisa e tecnologia, a RTC – Rede Técnica Cooperativa; duas unidades logísticas Terminais Portuários, a TERMASA/TERGRASA; e o SMARTCOOP, um super ERP para gerenciar toda a cadeia produtiva com o que há de mais moderno atualmente em tecnologia.

Também são apoiados diversos projetos sociais que envolvem toda a comunidade, cooperados e colaboradores. Alto Investimento em educação e capacitação profissional.

Após conhecer toda a história e lutas das cooperativas gaúchas, ficou a certeza para as cooperativas Paulistas que o cooperativismo e parcerias é certeza de produtividade, segurança e principalmente, lucratividade.

A todas as Cooperativas Gaúchas que visitamos, COTRIPAL, COTRISAL, COTRIJAL, CCGL, RTC, SANTA CLARA e sistema OCERGS que através de seus representantes nos receberam com extrema cordialidade e transparência, nosso muito obrigado e parabéns pelo trabalho espetacular que cada um vem desenvolvendo frente a cada cooperativa!

Conheçam um pouco dessas grandes cooperativas, será uma experiência enriquecedora.