Blog Coagrosol

Fé na cooperativa

escrito em 7 de fevereiro de 2018

Blog Coagrosol Daniel Ricardo Ananias do Amaral, 34, é de uma tradicional família de citricultores. Tudo começou com seu avô, que quando faleceu deixou o sítio para os pais, que não estavam dando conta do trabalho na lavoura. Daniel havia acabado de voltar de São Paulo onde morara estudou por um tempo, com experiência em administração, assumiu o desafio e passou a trabalhar no sítio da família.

 “Minha mãe representa, assim como outras, um universo ainda pequeno das mulheres membros da Coagrosol e quando recebemos uma carta da cooperativa que dizia que estávamos em desconformidades com os critérios do comércio justo me uni a ela para aprender e saber como deveria ser feito e seguir as normas da cooperativa, e me associei também”, diz Daniel, que complementa; “Fui orientado e adequamos tudo às normas Fairtrade, logo no primeiro ano que vendi minha colheita para Coagrosol consegui sentir a diferença, paramos ter prejuízos e começamos a ter alguma renda”. 

 Daniel é jovem e formado em publicidade, já tinha entrado em contato com conceitos como consumo consciente e sustentabilidade. Para ele entrar no Comércio Justo foi fácil.

 “Acredito que com os novos projetos da cooperativa e com ela cada vez mais fortalecida conseguiremos atrair mais produtores que estejam em situação difícil para cooperar conosco”, diz Daniel, que complementa; “ Eu procuro viver o hoje, mas já tenho projeto de plantar novas mudas aproveitando o projeto de incentivo da cooperativa, acredito bastante no nosso futuro. Temos uma boa ideia, um bom produto, só podemos esperar prosperidade”.