Valorizando a origem dos produtos e o trabalho rural
AGRICULTURA FAMILIAR COMÉRCIO JUSTO2000
Surge a Coagrosol
Embalados por uma nova tendência, compradores europeus buscavam por uma fonte de suco Fairtrade do interior de São Paulo, considerando ser a região que produz o melhor suco de laranja do mundo. Com um olhar no futuro, 35 corajosos produtores aceitaram o desafio de se adequar para fundar uma cooperativa que pudesse processar e exportar suco de laranja concentrado.
Em abril daquele ano nascia a COAGROSOL. Em setembro acontece a primeira exportação de suco de laranja.
2002
Sobrevivência e crescimento
Os cooperados, todos pequenos produtores, haviam passado anteriormente pelo mesmo sufoco com sua safra de laranja. Para sobrevivência e posterior crescimento da cooperativa, foi necessária à diversificação de culturas.
Em janeiro deste ano a Coagrosol promovia sua primeira exportação de limões in-natura para a Holanda.
2003
Primeiras exportações
Em fevereiro ocorre a primeira exportação de manga orgânica In Natura.
No ano seguinte ocorre a primeira exportação de polpa de manga. A Coagrosol começa a profissionalizar seu staff para se firmar no mercado internacional.
2006
Uma grande equipe
Com a conquista da sede própria em 2005, amplia sua estrutura para receber e preparar frutas para exportação e mercado interno.
Nessa fase contava com equipe de mais de 40 pessoas contratadas. O número de membros salta de pouco mais de 40 para 120.
2011
Uma grande parceria
Coagrosol firma parceria com grande indústria de suco concentrado para, além de processar suas frutas, transportar seu suco para a Europa no sistema granel, aumentando sua competitividade. Em outubro realiza primeira venda do suco em embalagem longa vida para merenda escolar dentro do programa de Agricultura Familiar do FNDE, trazendo novas possibilidades de negócios aos produtores.
2013
Novas conquistas
Conquista junto ao Programa Micro-Bacias do Governo do Estado de São Paulo sua fabrica própria para processamento de frutas tropicais, manga e goiaba, possibilitando retornar ao mercado de polpas com mais competitividade e podendo oferecer mais oportunidades de negócios para seus sócios.
Os resultados dos últimos anos permitem que a Assembleia destine parte dos resultados de volta aos produtores, agregando mais renda à produção entregue pelo cooperado à cooperativa.
2015
15 anos de vida
Completa 15 anos de vida com um recorde de faturamento de 25 milhões de reais e resultados que continuam a ter parte destinada ao negocio do cooperado, promove assistência técnica integral e compra conjunta de insumos financiada pela cooperativa, diferenciais importantes para os sócios.
Uma família de 5 sucos naturais é levada pela cooperativa aos consumidores desde 2014 através do varejo, buscando sempre a diversificação de mercados e trazer mais resultados aos cooperados e toda a sociedade.
2017
Projeto Futebol Solidário
Em busca de novos projetos a apoiar, encontramos Antônio e o seu Futebol Solidário.
Uma ação realizada em um bairro periférico da cidade de Itápolis que visa muito mais do que incentivar a prática de esportes, ajuda a manter as crianças envolvidas fora do caminho do tráfico, muito presente na região.
2018
Certificação Rainforest
Atuante no mercado Fairtrade e Orgânico há mais de 18 anos, a Coagrosol agora também é certificada Rainforest.
A Rainforest é uma certificação global que tem por missão transformar a atividade agropecuária sustentável e contribuir para a conservação da biodiversidade e meios de vida sustentáveis.
2019
Fábrica própria
Há mais de 20 anos no mercado nacional e internacional de sucos a Coagrosol inaugurou oficialmente em dezembro de 2019 sua fábrica própria, que veio para aumentar sua produção e ofertar melhores condições ao cooperado.
2020
Projeto Água no Sertão
Períodos de estiagem tem se tornado cada vez mais comuns na área de atuação da cooperativa, o que pode prejudicar o desempenho de algumas culturas como a goiaba. Para sanar o problema dos produtores, manter a qualidade da fruta e atender a demanda crescente do mercado surgiu o Programa Água no Sertão.
Com início em maio e finalização neste mês de setembro o programa contemplou inicialmente quatro produtores de goiaba orgânica que tem a estimativa de conseguir aumentar o rendimento de seus pomares em 33%.
Estrutura organizacional
Antonio Angelo Sgarbi
PRESIDENTE
Ulysses Massayoshi Murakami
VICE-PRESIDENTE
Reginaldo Vicentim
VOGAL
Antonio Carlos da Costa
VOGAL
Norival Candido Ferreira Filho
VOGAL
Unir e atender os produtores rurais na produção e comercialização de seus produtos, agregando valores econômicos, ambientais e sociais
Ser a melhor oportunidade e estratégia de negócios para o produtor rural