Blog Coagrosol

Manoel Rosa: um cooperado pra lá de ativo

escrito em 7 de novembro de 2017

Blog Coagrosol Manoel Isaias Rosa, 59, produtor de laranja é cooperado da Coagrosol há nove anos e, a exemplo de muitos outros, viu na cooperativa sua única alternativa para continuar na citricultura.

“Eu herdei terras dos meus pais que plantavam café, e continuei nessa cultura até 1993. Mudei para laranja, mas, em certo ponto a indústria começou pagar muito pouco ou nem comprar a fruta, foi quando soube da Coagrosol e vi que era a única esperança para manter minha produção ativa”, conta Sr. Manoel, que complementa; “Eu gosto muito de ajudar, dar minhas ideias, ser participativo naquilo que faço e com a cooperativa não foi diferente, em pouco tempo eu já estava ajudando e não saí mais dali”.


 A dinâmica e disponibilidade de Manoel fez com que, naturalmente, ele se tornasse o representante dos cooperados perante a cooperativa.Entre os pontos positivos destacados pelo cooperado está o subsídio de consultoria disponibilizado pela cooperativa, o que, segundo ele, faz com que o pomar prospere e gere melhores colheitas.

“A compra conjunta de insumos que nos dá vantagem de preço e, anualmente a participação nos lucros da cooperativa também estimulam e ajudam muito pequenos produtores como eu”, diz Manoel, que finaliza; “A Coagrosol é uma extensão do meu sítio, tenho como minha casa, eu amo cultivar laranja e sei que hoje eu só consigo por causa da cooperativa, me tornar um cooperado foi a melhor decisão que eu já tomei em relação ao meu trabalho. Hoje a cooperativa está próspera, consolidada e com isso, nós cooperados temos muito a crescer também”.