Blog Coagrosol

Vender em cooperativa é muito melhor

escrito em 20 de julho de 2018

Blog Coagrosol

 

Norival Candido Ferreira Filho, 50, herdou do pai as terras compradas com muito suor na década de 60. O que antes era pasto para gado se tornou produção de laranja.


Como sempre gostou da vida agrícola e de ajudar o pai ele procurou estudar, com o dinheiro ganho no sítio conseguiu fazer faculdade e mestrado em agronomia, o que aprimorou sua forma de cuidar da terra.


“Faz muita diferença ter o conhecimento técnico, associei a vivência que já possuia com os novos conhecimentos e isso foi muito positivo para nossa produção, mas ainda tínhamos a grande dificuldade que era vender nosso produto de forma justa. A indústria sempre explorou muito do produtor e era preciso recorrer a bancos, pagar muitos juros”, diz Norival.


Essa dificuldade teve fim com sua entrada para Coagrosol já como produtor Fairtrade.


“Minha propriedade era muito organizada, por isso não tivemos dificuldades em nos adequar para cumprir as exigências necessárias. Sempre tivemos uma consciência ambiental, então os critérios vieram só agregar e tivemos toda orientação necessária por parte da Cooperativa que nos acolheu e com certeza, foi um divisor de águas na venda da nossa produção”, explica Norival, que complementa; “ Hoje temos a tranquilidade de produzir melhor com os incentivos e saber que estão fazendo o possível para nos remunerar melhor e colher as frutas na época certa, o que nos deu a confiança para continuar investindo e ampliando nossos pomares”.