escrito em 16 de julho de 2019
De acordo com a definição da Organização das Cooperativas Brasileiras, cooperativismo é “um movimento econômico e social, entre pessoas, em que a cooperação se baseia na participação dos associados, nas atividades econômicas com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo”.
Cooperativismo é mais do que um modelo de negócios, é uma ideologia que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, com oportunidades iguais para todos os seus membros.
No caso das cooperativas agrícolas como a Coagrosol, nossa principal missão é ajudar os cooperados a comercializar suas produções da melhor maneira possível.
Dessa forma, nesse tipo de organização a gestão é democrática e participativa, respeitando as pretensões de todos os associados e o bem comum da cooperativa. Há um estatuto, uma diretoria e todas as decisões devem ser tomadas através de assembleias.
Tipos de cooperativa
É possível criar cooperativa de quase tudo, basta que pessoas com os mesmos interesses se encontrem, se organizem e respeitem os princípios básicos do cooperativismo. Mas há 13 tipos atuantes no Brasil:
1- Cooperativas agropecuárias: na qual se enquadra a Coagrosol;
2- Cooperativas de consumo: para compra conjunta de associados;
3- Cooperativas de crédito: são como instituições financeiras e têm seu funcionamento regulamentado pelo Banco Central;
4- Cooperativas educacionais: organizações que prestam serviços educacionais por preços melhores que uma escola comum;
5- Cooperativas habitacionais: possuem objetivo de adquirir residências mais acessíveis aos cooperados;
6- Cooperativas de infraestrutura: atendem direta ou indiretamente os associados com serviços essenciais de infraestrutura;
7- Cooperativas de mineração: viabilizam a pesquisa, a extração, a lavra, a industrialização, a comercialização, a importação e a exportação de produtos minerais.
8- Cooperativas de produção: formada por trabalhadores de determinada categoria, envolvidos na produção de um determinado tipo de bem;
9- Cooperativas de saúde: formada por profissionais de saúde e oferecem vantagens aos associados.
10- Cooperativas sociais: reúnem pessoas que precisam ser tuteladas ou que estejam em situação de vulnerabilidade social.
11- Cooperativas de trabalho: formada por categorias específicas de trabalhadores, com intenção de conseguirem melhores condições de trabalho.
12- Cooperativas de transporte: prestam serviços de transporte de carga e de passageiros.
13- Cooperativas de turismo e lazer: prestam serviços turísticos, culturais e de entretenimento.
Princípios do cooperativismo
Para que a associação seja considerada cooperativismo é preciso que ela siga alguns princípios, como:
· Adesão livre e voluntária: antes de assinar sua adesão o associado deve saber todos os seus direitos e deveres como um cooperado;
· Participação econômica dos associados:aqui fazemos isso através da compra conjunta de insumos (que gera vantagens econômicas), a garantia da colheita de sua fruta e o pagamento do preço justo e divisão de lucros;
· Educação, treinamento e informação:ofertamos novos conhecimentos através de cursos, treinamentos e palestras;
· Controle democrático pelos sócios: todas as decisões são tomadas em assembleia, através de votação;
· Cooperação entre cooperativas: realizamos ações culturais e educacionais em parcerias com outras cooperativas;
· Compromisso com a comunidade: além de eventos educacionais na cidade, hoje somos apoiadores de um projeto social e esportivo.
Sejamos todos cooperativa
O cooperativismo já conseguiu provar sua competitividade de mercado e por isso se mantém em crescimento constante no Brasil, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do país.