Blog Coagrosol

Profissão: colhedor

escrito em 21 de novembro de 2017

Blog Coagrosol A necessidade de ajudar a família e, pouco tempo depois a responsabilidade de assumir o sustento da mesma fez com que Antônio Alberto dos Santos, 49, fosse para roça muito cedo. 

 “A falta de estudo não me deu outras oportunidades ao longo da vida, mas não reclamo, tudo que tenho e proporcionei à minha família veio da colheita de laranja. Hoje meus filhos tem um destino diferente do meu porque pude proporcionar isso, o que me deixa muito grato comigo mesmo”, diz Antônio.

 Antônio é casado e tem dois filhos. Há muito tempo na roça ele preza pela sua saúde e segurança e faz questão de trabalhar em turmas em que são ofertados os equipamentos de proteção. 

 “É uma profissão em que você fica muito exposto, é muito sol, muito esforço, você tem que ter os aparelhos de proteção para preservar a sua saúde. Eu me preocupo em estar bem para poder viver tranquilamente minha aposentadoria. A idade vem chegando e a gente tem que começar a pensar em estar estabilizado para desacelerar”, conclui Antônio. 

 A Coagrosol em parceria com a Associação dos produtores certificados Fairtrade ATLAS estão revertendo parte do prêmio do Comércio Justo para melhorar as condições de vida e trabalho desses colhedores, como equipamentos de proteção, máquinas para carregamento das frutas, reduzindo o esforço físico excessivo dos colhedores, áreas de vivência para que tenham um espaço agradável para almoço e coffee breaks durante sua jornada diária.

 Muitas outras ações estão planejadas para melhoria continua das condições de vida dos colhedores. Acompanhe aqui em nosso site as novidades.