Blog Coagrosol

Irmãos no campo

escrito em 27 de agosto de 2018

Blog Coagrosol

Lair José Sgarbi, 45 e Laerte Antonio Sgarbi, 54 são irmãos que cresceram ajudando o pai na roça. Hoje, são eles que estão a frente para que o pai descanse. 

“Meu pai plantou de tudo: algodão, tomate, amendoim e café até chegar nos citrus. Hoje temos laranja e limão no sítio e passamos por fases muito difíceis antes de conhecer a cooperativa”, diz Lair.

“Nós não temos outra fonte de renda e quando estávamos perdendo nossa laranja no pé, fomos apresentados a Coagrosol, caso contrário não teríamos permanecido na citricultura. Tivemos problemas com nosso pomar, pudemos erradicar e com o auxílio e incentivo do programa de plantio da cooperativa, começar novamente”, complementa Laerte.

Os irmãos precisaram reaprender muitos processos, mudar diversos procedimentos para se enquadrar no Fairtrade, mas não se arrependeram.

“Tivemos que nos adaptar, mas foi muito recompensador. Hoje produzimos com orientação técnica, economizamos nas compras conjuntas e conseguimos vender a um preço justo”, dizem eles, que finalizam; “Na agricultura você passa por períodos difíceis, mas somos otimistas e sempre esperamos o melhor. Sabemos que em cooperativa temos tudo para continuar no caminho certo”.